Pesquisa global não está habilitada.
Ir para o conteúdo principal

15 Cursos

Boas práticas no uso de equipamentos hospitalares
Integração
Preview Course

Integração

Boas práticas no uso de equipamentos hospitalares

Boas práticas abrangem um conjunto de procedimentos que visam garantir a qualidade, eficácia e segurança de um produto. Quando o assunto são equipamentos hospitalares, as boas práticas incluem desde as estratégias para aquisição desta tecnologia, monitoramento da utilização, manutenção e limpeza de todos os equipamentos. A seguir aprenda um pouco mais como ocorre os cuidados com os nossos equipamentos na FCMC.


  • (0)
  • Cadeia Medicamentosa
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Cadeia Medicamentosa

     O serviço de farmácia é essencial em qualquer serviço de saúde, aqui na FCMC não é diferente, este setor é responsável por garantir o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade, uso racional de medicamentos, conferência de prescrição médica, entre outros, sendo fundamental no controle de gastos e na evolução clínica do paciente. A seguir conheça um pouco mais sobre o trabalho deste setor.


  • (0)
  • Grupo de Assistência e Estudo de Feridas e Estomas
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Grupo de Assistência e Estudo de Feridas e Estomas

    Você conhece o GRAEFE? O Grupo de Assistência e Estudo de Feridas e Estomas é composto por nossos enfermeiros seniores dos setores assistenciais, com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade na prevenção e tratamento de lesões e estomas, através de uma equipe especializada, garantindo a indicação do tratamento adequada e permitindo a implantação de ações sistematizadas para uma melhor assistência ao paciente hospitalizado. A seguir conheça um pouco mais sobre a importância e trabalho do GRAEFE.


  • (0)
  • Protocolo Transfusional
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Protocolo Transfusional

    Na FCMC existe um protocolo transfusional a ser seguido desde a solicitação do hemoderivado até o término de sua vigilância, após 24 horas do término do concentrado. Para você se apropriar um pouco desta prática, estude essa aula afim de aumentar o conhecimento e conhecer o fluxo utilizado na instituição, o papel de cada profissional da saúde envolvidos no fluxo e quais os cuidados de enfermagem necessários durante esse processo.


  • (0)
  • Medicina do Trabalho
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Medicina do Trabalho

     A medicina do trabalho é voltada para a prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho. Visa a prevenção de doenças ocupacionais ou do trabalho, reduz suas complicações, além disso, realizam exames de admissão, periódico, mudança de cargo e demissão, entre outros. A seguir você irá aprender um pouco mais sobre o setor e em caso de acidente de trabalho, como agir.


  • (0)
  • SCIH
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    SCIH

    Você conhece a SCIH? É o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, responsável por atuar de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares. Tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades. Algumas de suas atividades são: planejar, executar e avaliar o programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, realizar investigações de casos e medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação permanente, elaborar e divulgar relatórios, análise de culturas positivas de material biológico, controle de antimicrobianos, visitas periódicas nos setores, entre outros. A seguir você conhecerá um pouco mais sobre este serviço.


  • (0)
  • Psicologia Hospitalar
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Psicologia Hospitalar

    A atuação da Psicologia Hospitalar acontece devido à importância da dimensão psicológica no processo de adoecimento e de vivência da internação hospitalar, que pode vir a ser prolongada e clinicamente complexa. Tais experiências costumam vir acompanhadas de impactos emocionais a pacientes e familiares, causando implicações na rotina hospitalar. Algumas das atividades da psicologia na FCMC são: identificar motivações e dificuldades na adesão ao tratamento proposto pela equipe; auxiliar na compreensão e assimilação da condição clínica, diagnóstico e tratamento; identificar e fortalecer recursos de enfrentamento; realizar preparação psicológica para cirurgia; auxiliar a equipe multiprofissional no cuidado integral ao paciente; auxiliar no processo de cuidados paliativos; realizar preparação psicológica para alta hospitalar, entre outros. A seguir conheça um pouco mais sobre o serviço de cuidado paliativo e psicologia/serviço social.


  • (0)
  • Grupo de Boas Práticas  de Terapias Infusionais
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Grupo de Boas Práticas de Terapias Infusionais

    Você conhece o GBPTI? O Grupo de Boas Práticas de Terapias Infusionais é formado por uma equipe de colaboradores da enfermagem que atuam frente às temáticas sobre terapias infusionais. São responsáveis em prezar pelas boas práticas referente a implantação e cuidados com acesso venosos. Sua atuação é na vigilância das boas práticas nos manuseios de cateteres venosos, como por exemplo, prazo para troca de dispositivos; prazo para troca de curativos de acessos venosos; prevenção e Vigilância de efeito adversos e infecções; prevenção de acidentes com instrumentais relacionados a prática da terapia infusional, além da passagem de Cateter Venoso de Inserção Periférica (PICC), entre outros. A seguir conheça um pouco mais sobre a atuação deste grupo na FCMC.


  • (0)
  • Auditoria x Glosas
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Auditoria x Glosas

    A auditoria contribui para a revisão e controle além de ser um indicador sobre a eficiência e eficácia dos processos que estão acontecendo. A auditoria não tem exclusivamente o papel de apontar falhas ou problemas, mas também, apontar sugestões e soluções, a fim de educar os profissionais envolvidos na assistência. A seguir conheça um pouco mais sobre o trabalho da nossa equipe de auditoria.


  • (0)
  • Equipe Multiprofissional de Terapia Nutrional
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Equipe Multiprofissional de Terapia Nutrional

    A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, é responsável pelas boas práticas nutricionais, de dieta oral, enteral e parenteral. Algumas de suas responsabilidades são o desenvolvimento de atividades de caráter assistencial, avaliação, indicação e prescrição de dietas, reabilitação nutricional, elaboração de protocolos nutricionais, entre outros para uma melhor reabilitação e segurança do paciente. A seguir conheça um pouco sobre a nossa EMTN.


  • (0)
  • Departamento de Patrimônio Clínico
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Departamento de Patrimônio Clínico

    Você conhece o DPC? Departamento de Patrimônio Clínico, trata-se de um departamento de grande importância para nossa Instituição. Sua missão é garantir a guarda e disponibilização das informações clínicas conforme preconizado pela legislação vigente para variados fins, tais como: auditoria, solicitações de pacientes, secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, solicitações judiciais entre outros. O DPC é responsável pela rastreabilidade de exames esquecidos e ainda por receber e disponibilizar os laudos de biopsias dos exames realizados aqui na Instituição. A seguir conheça mais sobre esse departamento.


  • (0)
  • Protocolos institucional
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Protocolos institucional

    Os protocolos nos auxiliam no enfrentamento dos problemas relacionadas a assistência e a gestão dos serviços. São orientados por diretrizes e tem fundamentação baseada em evidências científicas. Têm como foco a padronização de condutas clínicas e cirúrgicas em ambientes ambulatoriais e hospitalares. Conheça um pouco sobre os nossos protocolos institucional.


  • (0)
  • Paramentação e Desparamentação
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Paramentação e Desparamentação

    A contaminação de profissionais de saúde pelo manuseio incorreto de equipamentos de proteção individual (EPI) não se restringe a tempos de coronavírus. Desde a pandemia de Influenza, em 2009, e do surto de Ebola, em 2013, ficou evidente que os procedimentos de paramentação e desparamentação oferecem grande exposição ao profissional de saúde, tornando-se um dos principais meios de infecção. O principal motivo está na exposição constante ao vírus e no manejo inadequado dos EPIs.


  • (0)
  • 6 Metas de Segurança do Paciente
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    6 Metas de Segurança do Paciente

    Em 2005, com o objetivo de diminuir e eliminar riscos e danos relacionados à assistência, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabeleceu as 6 metas de segurança do paciente baseadas em áreas problemáticas da assistência de maior ocorrência de eventos adversos. Essas metas são implementadas por organizações de todo o mundo, através da adoção de protocolos, com o propósito de tornar a assistência ao paciente cada vez mais segura e qualificada.

  • (0)
  • Modelo Assistencial
    Integração
    Preview Course

    Professor: Natalia Lopes

    Modelo Assistencial

    Existem diferentes tipos de modelo assistencial, a FCMC devido aos seus valores e missão, escolheu essa estratégia de atendimento, na qual o cliente deve estar no centro de tudo. Contamos com uma excelente equipe multidisciplinar, tratamentos eficazes e focado nas necessidades dos nossos clientes. A seguir aprenda um pouco mais sobre o tema.


  • (0)