
14 Courses
Você conhece o GRAEFE? O Grupo de Assistência e Estudo de Feridas e Estomas é composto por nossos enfermeiros seniores dos setores assistenciais, com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade na prevenção e tratamento de lesões e estomas, através de uma equipe especializada, garantindo a indicação do tratamento adequada e permitindo a implantação de ações sistematizadas para uma melhor assistência ao paciente hospitalizado. A seguir conheça um pouco mais sobre a importância e trabalho do GRAEFE.
Na FCMC existe um protocolo transfusional a ser seguido desde a solicitação do hemoderivado até o término de sua vigilância, após 24 horas do término do concentrado. Para você se apropriar um pouco desta prática, estude essa aula afim de aumentar o conhecimento e conhecer o fluxo utilizado na instituição, o papel de cada profissional da saúde envolvidos no fluxo e quais os cuidados de enfermagem necessários durante esse processo.
A medicina do trabalho é voltada para a prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho. Visa a prevenção de doenças ocupacionais ou do trabalho, reduz suas complicações, além disso, realizam exames de admissão, periódico, mudança de cargo e demissão, entre outros. A seguir você irá aprender um pouco mais sobre o setor e em caso de acidente de trabalho, como agir.
Você conhece a SCIH? É o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, responsável por atuar de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares. Tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades. Algumas de suas atividades são: planejar, executar e avaliar o programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, realizar investigações de casos e medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação permanente, elaborar e divulgar relatórios, análise de culturas positivas de material biológico, controle de antimicrobianos, visitas periódicas nos setores, entre outros. A seguir você conhecerá um pouco mais sobre este serviço.
A atuação da Psicologia Hospitalar acontece devido à importância da dimensão psicológica no processo de adoecimento e de vivência da internação hospitalar, que pode vir a ser prolongada e clinicamente complexa. Tais experiências costumam vir acompanhadas de impactos emocionais a pacientes e familiares, causando implicações na rotina hospitalar. Algumas das atividades da psicologia na FCMC são: identificar motivações e dificuldades na adesão ao tratamento proposto pela equipe; auxiliar na compreensão e assimilação da condição clínica, diagnóstico e tratamento; identificar e fortalecer recursos de enfrentamento; realizar preparação psicológica para cirurgia; auxiliar a equipe multiprofissional no cuidado integral ao paciente; auxiliar no processo de cuidados paliativos; realizar preparação psicológica para alta hospitalar, entre outros. A seguir conheça um pouco mais sobre o serviço de cuidado paliativo e psicologia/serviço social.
Você conhece o GBPTI? O Grupo de Boas Práticas de Terapias Infusionais é formado por uma equipe de colaboradores da enfermagem que atuam frente às temáticas sobre terapias infusionais. São responsáveis em prezar pelas boas práticas referente a implantação e cuidados com acesso venosos. Sua atuação é na vigilância das boas práticas nos manuseios de cateteres venosos, como por exemplo, prazo para troca de dispositivos; prazo para troca de curativos de acessos venosos; prevenção e Vigilância de efeito adversos e infecções; prevenção de acidentes com instrumentais relacionados a prática da terapia infusional, além da passagem de Cateter Venoso de Inserção Periférica (PICC), entre outros. A seguir conheça um pouco mais sobre a atuação deste grupo na FCMC.
A auditoria contribui para a revisão e controle além de ser um indicador sobre a eficiência e eficácia dos processos que estão acontecendo. A auditoria não tem exclusivamente o papel de apontar falhas ou problemas, mas também, apontar sugestões e soluções, a fim de educar os profissionais envolvidos na assistência. A seguir conheça um pouco mais sobre o trabalho da nossa equipe de auditoria.
A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, é responsável pelas boas práticas nutricionais, de dieta oral, enteral e parenteral. Algumas de suas responsabilidades são o desenvolvimento de atividades de caráter assistencial, avaliação, indicação e prescrição de dietas, reabilitação nutricional, elaboração de protocolos nutricionais, entre outros para uma melhor reabilitação e segurança do paciente. A seguir conheça um pouco sobre a nossa EMTN.
Você conhece o DPC? Departamento de Patrimônio Clínico, trata-se de um departamento de grande importância para nossa Instituição. Sua missão é garantir a guarda e disponibilização das informações clínicas conforme preconizado pela legislação vigente para variados fins, tais como: auditoria, solicitações de pacientes, secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, solicitações judiciais entre outros. O DPC é responsável pela rastreabilidade de exames esquecidos e ainda por receber e disponibilizar os laudos de biopsias dos exames realizados aqui na Instituição. A seguir conheça mais sobre esse departamento.
O Tasy é um sistema focado no apoio a gestão de Instituições de Saúde. A FCMC utiliza o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) para facilidade do colaborador, segurança do paciente, entre outras diversas vantagens. A seguir, aprenda um pouco como mexer neste sistema.
Os protocolos nos auxiliam no enfrentamento dos problemas relacionadas a assistência e a gestão dos serviços. São orientados por diretrizes e tem fundamentação baseada em evidências científicas. Têm como foco a padronização de condutas clínicas e cirúrgicas em ambientes ambulatoriais e hospitalares. Conheça um pouco sobre os nossos protocolos institucional.
A contaminação de profissionais de saúde pelo manuseio incorreto de equipamentos de proteção individual (EPI) não se restringe a tempos de coronavírus. Desde a pandemia de Influenza, em 2009, e do surto de Ebola, em 2013, ficou evidente que os procedimentos de paramentação e desparamentação oferecem grande exposição ao profissional de saúde, tornando-se um dos principais meios de infecção. O principal motivo está na exposição constante ao vírus e no manejo inadequado dos EPIs.
Em 2005, com o objetivo de diminuir e eliminar riscos e danos relacionados à assistência, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabeleceu as 6 metas de segurança do paciente baseadas em áreas problemáticas da assistência de maior ocorrência de eventos adversos.
Essas metas são implementadas por organizações de todo o mundo, através da adoção de protocolos, com o propósito de tornar a assistência ao paciente cada vez mais segura e qualificada.
Existem diferentes tipos de modelo
assistencial, a FCMC devido aos seus valores e missão, escolheu essa estratégia
de atendimento, na qual o cliente deve estar no centro de tudo. Contamos com uma
excelente equipe multidisciplinar, tratamentos eficazes e
focado nas necessidades dos nossos clientes. A seguir aprenda um pouco mais sobre
o tema.